9 de junho de 2013

Cotas são o suficiente?








O ensino superior está em grande ascensão, ultimamente, jovens de diversas classes sociais buscam oportunidades em universidades públicas do Brasil, através de programas oferecidos pelo governo, como o Enem (exame nacional do ensino médio), porém há uma desigualdade quando o assunto envolve classe econômica e tons de pele, as chamadas cotas abrem um grande debate de aceitação e controvérsia.

Cotas, uma forma de “privilegiar” aqueles que não conseguiram boas oportunidades no período escolar ou na vida, um programa dividido em classes econômicas e "cores", que agrega pontos aos candidatos que fazem parte dessas especificações. Embora este sistema apresente algumas falhas, onde existe a  beneficiação somente para aqueles que possuem tons de pele indígena ao negro, isto é justo?

Não, como avaliar uma pessoa pelo tom de pele, e não pelo intelecto, isto é uma forma de preconceito, mostrando a verdadeira face do Brasil, mas a maior indignação é a explicação para este bônus, usando um termo do passado, a escravidão, um tempo assombroso e finalizado que trouxe a libertação dos escravos e deixou marcas na cultura brasileira. Não é necessário receber pontos por um sofrimento envelhecido, isto não mudará a capacidade de pensar de nenhum ser humano, o Brasil é um país de diversidades, os brancos também tem parentes negros, somos todos iguais, se as cotas é para amenizar o sofrimento dos ancestrais, então todos os brasileiros independentemente de cor merecem este privilégio.


Enfim, percebemos uma grande falha neste sistema, e as cotas por "cores" ainda são as maiores queixas da população, mas não por preconceito e sim injustiça, nós brasileiros temos uma cultura mesclada, 70% da população é ou teve ancestrais negros, a melhor forma de combater este impasse é oferecer cotas para estudantes que concluíram integralmente o ensino em instituições públicas, isto sim é justo e sabemos que o ensino público brasileiro é repleto de falhas, enquanto as escolas particulares oferecem uma diversidade de conhecimento para seus alunos.

Um comentário:

  1. Muito interessante. Coincidente, não faz muito tempo, eu fiz uma postagem sobre as cotas raciais. Eu me posiciono contra, mas tem algo que eu discordo de você: o Brasil tem sim uma dívida histórica com os negros, mas não no ponto de vista que você levanta. Enfim, sinta-se a vontade de dar uma lida lá, tá convidado.

    Eu também sou completamente a favor das cotas sociais, isso sim pode melhorar algo, apesar de também não ser a solução. Abraços.
    --
    Djoni Filho Debate
    Twitter: @djonifilho
    Facebook: /DjoniFilho.debate

    ResponderExcluir